segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Praça Dom Pedro II, em Manaus

Foto: Prefeitura de Manaus

A Praça Dom Pedro II é um dos logradouros mais antigos de Manaus. No seu entorno se encontram o imponente Paço da Liberdade, primeira sede da Prefeitura e hoje transformado em museu, o Palácio Rio Branco, antiga Assembléia Legislativa do Estado e hoje também transformado em museu, bem como a Rua Bernardo Ramos, a primeira a ser construída na cidade e que de forma impressionante ainda se mantém quase que inteiramente intacta com seus traços coloniais. E isso sem mencionar outros prédios históricos em seu entorno que aguardam revitalização, como o antigo Hotel Cassina, que durante o período de declínio da Belle Époque ficou mais conhecido como Cabaré Chinelo. 

Em 2015 o local passou a receber mais atenção ao se tornar palco de importantes eventos culturais e feiras gastronômicas ao ar livre organizados pela Prefeitura. Aos poucos, a população começa a redescobrir a beleza deste que ainda é um dos mais charmosos lugares do centro histórico da capital. Infelizmente, porém, não se pode dizer que o local está revitalizado, uma vez que, assim que os eventos acabam, não é mais seguro andar por aquelas bandas, seja de dia ou muito menos à noite. A revitalização completa, que poderia transformar este num ponto turístico exemplar como o Largo de São Sebastião e a Praça da Polícia, ainda não possui data para iniciar. Portanto, é recomendável consultar a agenda cultural da cidade antes de programar uma visita.


Foto: Catraca Livre

Paço da Liberdade


Foto: Prefeitura de Manaus


Foto: Juçara Menezes


Foto: Alexandre Fonseca


Foto: Prefeitura de Manaus


Foto: Instituto Amazônia

Rua Bernardo Ramos


Foto: Autor desconhecido

Para mais informações, acesse Descobrindo o Amazonas: Centro Histórico.

IMPORTANTE: Algumas fotos foram tiradas diretamente da internet. Elas tem o único propósito de divulgar as belezas do Amazonas e eu não possuo direito autoral algum sobre elas. No caso de fotos cujos nomes dos autores não aparecem, isso quer dizer que os mesmos não foram identificados nos sites de onde foram colhidas as fotos. Caso algum autor queira que eu identifique/corrija seu nome na foto, basta deixar um comentário. Da mesma forma, caso algum autor deseje que eu retire a sua foto do blog, basta se manifestar que eu o farei. Obrigado pela compreensão.