Foto: Ada Assunção
Considerado um dos maiores desastres ambientais da Amazônia, o Lago de Balbina é resultante da inundação de mais de 2.500 quilômetros quadrados de floresta para a construção da usina hidrelétrica de mesmo nome, durante a década de 80. O empreendimento se mostrou desastroso tanto do ponto de vista econômico como ambiental. Com investimentos da ordem de US$1 bilhão, a usina já nasceu obsoleta, gerando uma quantidade irrisória de energia que não era capaz de atender nem sequer um terço de Manaus na época. Para piorar, as árvores não foram retiradas do local antes da inundação, o que resultou em milhões de troncos ressecados que até hoje emergem das águas. Toda essa vegetação morta gera atualmente uma quantidade de gases de efeito estufa equivalente à metade daqueles produzidos pelos carros da cidade de São Paulo. Para mais informações sobre o caso, leia esta matéria do Jornal Estadão.
Foto: André Maués
Foto: André Maués
Foto: Marcelo Oliveira
Foto: André Maués
Foto: André Maués
Foto: Eliza Lasmar
Foto: André Maués
Foto: André Maués
Foto: Alex Smith
Foto: Fabio Pulzi
Foto: Ricky Ribeiro
Fonte: Ciência Hoje
Para mais informações, acesse Descobrindo o Amazonas: Presidente Figueiredo.
IMPORTANTE: A maioria das fotos foi tirada diretamente da internet. Elas tem o único propósito de divulgar as belezas do Amazonas e eu não possuo direito autoral algum sobre elas. No caso de fotos cujos nomes dos autores não aparecem, isso quer dizer que os mesmos não foram identificados nos sites de onde foram colhidas as fotos. Caso algum autor queira que eu identifique/corrija seu nome na foto, basta deixar um comentário. Da mesma forma, caso algum autor deseje que eu retire a sua foto do blog, basta se manifestar que eu o farei. Obrigado pela compreensão.
Oi!
ResponderExcluirTô boba com o teu trabalho de juntar tanta informação e dar os créditos aos fotógrafos. Eu tava de bobeira na internet achei teu blog com uma foto que tirei em 2005/2006 - não me recordo. Gostei bastante!
:-)
Olá, Marcy. Obrigado pelo comentário. Que bom que você gostou do blog. Dá um baita trabalho sim, mas vale a pena. Tudo para divulgar as belezas ignoradas e/ou desconhecidas do nosso Amazonas. E eu não poderia fazer tudo isso sem dar os devidos créditos aos fotógrafos. Afinal de contas, eu ainda não conheço a maioria desses lugares, e eu só tomei conhecimento deles graças às belíssimas imagens captadas por esses profissionais e também amadores.
ResponderExcluirAbraços!
Que site maravilhosoooooooooooooo
ResponderExcluirque menino genial é você, parabénsssss
André, sou amazonense e estou no Para radicado a muinto tempo, lembro-me desde a construção dessa hidroeletrica
ResponderExcluirpois trabalhei na mesma, e na contrução da manaus/B. vista
o lago ficou lindo,espero receber + fotos e contacto de
v/c parabéns amigo...
Bel, fico feliz que tenha gostado do blog.
ExcluirDe fato o lago de Balbina, apesar de todo o desastre ambiental envolvido na sua construção, criou uma grande beleza natural naquela região. É uma vila que todo manauara deveria conhecer, mas que poucos já visitaram.
Para mais fotos e informações, fique à vontade para vasculhar este blog e também o site, bem como a nossa página no facebook:
www.descobrindooamazonas.webs.com
www.facebook.com/DescobrindooAmazonas
Grande abraço!
moro em manaus e agora que vou poder conhecer esse lugar lindo mas tou precisando de um bom guia e umas dicas que poderia conhecer
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirGrande surpresa encontrar uma foto minha "por acaso" na net!!! Parabéns pelo trabalho e grata pela citação! Uma grande vivencia ter morado no Norte e registrados bons momentos!
Abraço!
Olá, Ada.
ExcluirFico feliz que tenha gostado de encontrar sua foto por aqui e, mais ainda, em saber que você tem lembranças boas do tempo em que morou no Amazonas.
Volte sempre que puder para matar as saudades. ;)
Abraços!
Tem como pescar tucunaré nessa região? De Manaus tem como ir de carro?
ResponderExcluir