quarta-feira, 28 de julho de 2010

Descobrindo o Amazonas

O Amazonas é um belo estado. Localizado bem no coração da floresta amazônica, ele reúne uma série de paisagens únicas e de tirar o fôlego, dada a sua grandeza. Aliás, por se tratar de um estado com dimensões quase continentais, o Amazonas abrange diversos tipos de paisagens dentro do próprio ecossistema amazônico. Aqui você pode encontrar florestas de mata fechada, rios negros e barrentos, cachoeiras e quedas d’água, praias de água doce, campos e até mesmo serras e montanhas.

Apesar de todas essas belezas, o estado aproveita muito pouco das suas potencialidades ecoturísticas. Focados quase que exclusivamente em turistas estrangeiros (e ricos), os hotéis de selva e agências de turismo da região praticam preços inacessíveis para a realidade brasileira (e até mesmo para um turista estrangeiro comum). Para piorar, a infra-estrutura local de transporte rodoviário, hidroviário e aéreo é extremamente precária, oferecendo serviços caros e, em sua maioria, de baixa qualidade. Assim, viajar por conta própria também se torna um desafio.

Diante desse cenário, eu resolvi criar o site Descobrindo o Amazonas, com o objetivo de servir, de maneira simples e pessoal, como um portal de informações sobre os principais pontos turísticos do estado e, principalmente, sobre como ter acesso a eles e aproveitá-los da forma mais segura, econômica e completa possível.

Da mesma forma, este blog complementa o site, permitindo que eu poste notícias, resenhas, comentários gerais e, vez por outra, devaneios pessoais, sobre o que está acontecendo em Manaus e na Amazônia como um todo. Além disso, é uma forma de aumentar o conteúdo do site, já que o servidor limita o número de páginas que eu posso criar por lá (de graça, até injeção na testa, né?).

Por fim, vale destacar que o site (e este blog) nasceu do desejo não só de facilitar o acesso de turistas ao Amazonas, mas, sobretudo, da vontade de mostrar aos próprios amazonenses a quantidade de belezas que a nossa terra possui e que nós mesmos não conhecemos. Tenho certeza que muitos manauaras ficarão boquiabertos quando virem as fotos da Serra do Aracá, das praias de Barcelos e Maués, da Serra da Bela Adormecida, e de várias outras paisagens que, sim, estão ao alcance das nossas mãos.


4 comentários:

  1. Iniciativa maravilhosa André!!!! Certamente acompanharei! Boa sorte! :)

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo apoio, Millovisk. Iniciei nesse semestre um roteiro de viagens pelo interior do Amazonas, e pretendo conhecer várias dessas paisagens citadas. Quando eu tiver tudo isso mapeado, te convido a voltar para conhecer de verdade as belezas da Amazônia.

    ResponderExcluir
  3. Oi, André!!
    Parabéns pela iniciativa do blog e do site!!
    Estou planejando um mochilão amazônico para as minhas férias (entre junho e julho) e suas informações têm sido fundamentais na elaboração do roteiro!!
    Muito obrigada!! =)

    ResponderExcluir