quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cachoeira da Pedra Furada, Presidente Figueiredo

* Atualizado em 28/11/2015

Foto: Autor desconhecido

A Cachoeira da Pedra Furada é uma pequena e isolada cachoeira localizada no Km 57 da AM-240 (Estrada de Balbina). Ela não possui nenhum tipo de infraestrutura turística e, se você não prestar atenção, pode acabar passando direto por ela, já que mal se percebe o simples portal de madeira que indica a entrada do seu ramal.

Mas, se o homem não fez a lição de casa para facilitar o acesso, a mãe-natureza não decepcionou na sua criação: a Cachoeira da Pedra Furada possui um dos visuais mais marcantes de todo o município. Fazendo jus ao nome, a água do rio escorre do alto através de uma pedra com três grandes furos, formando uma bela e convidativa piscina natural de águas calmas. Em formato de meia-lua, um extenso e imponente paredão rochoso circunda o local. Acima dele, a floresta se ergue, indiferente ao abismo abaixo de si. 

Graças ao baixo fluxo de pessoas que visita o local, esta cachoeira é um lugar perfeito para relaxar, admirando a paisagem e ouvindo apenas os sons da floresta. Além disso, a pequena trilha percorrida até chegarmos lá (cinco minutos de carro e mais cinco a pé) é uma das mais bonitas da região, exibindo gigantescas árvores e diferentes tonalidades de verde na sua vegetação. 


Resumindo...

Localização: Km 57 da rodovia AM-240.

Como chegar: Após passar pela placa que indica o Km 57, prestar atenção ao lado esquerdo da pista. Em poucos minutos surgirá um pequeno portal de madeira aonde está escrito, bem discretamente, "Pedra Furada". Essa é a entrada.

- A entrada é permitida das 8h às 16h, e custa 5 reais por pessoa.

- Não há nenhuma infra-estrutura turística no local. Por isso, se preferir, leve o seu próprio lanche (junto com um saco de lixo!).

- A cachoeira não é muito frequentada, logo torna-se ideal para relaxar. Mas como de praxe na maioria das cachoeiras de Presidente Figueiredo, nossa sugestão é que você visite o local aos sábados ou durante a semana. Aos domingos há sempre o risco de haver um excesso de visitantes, o que tira o prazer de um contato mais tranquilo com a natureza.

- A Cachoeira da Pedra Furada fica ainda mais bonita durante a cheia dos rios, entre fevereiro e julho. 


Foto: André Maués


Foto: André Maués


Foto: André Maués


Foto: Marcos Amend


Foto: Satya Caldenhof


Foto: Blog 1.000 Dias


Foto: Cauê Ferraz

Para mais informações, acesse Descobrindo o Amazonas: Presidente Figueiredo.

IMPORTANTE: Algumas fotos foram tiradas diretamente da internet. Elas tem o único propósito de divulgar as belezas do Amazonas e eu não possuo direito autoral algum sobre elas. No caso de fotos cujos nomes dos autores não aparecem, isso quer dizer que os mesmos não foram identificados nos sites de onde foram colhidas as fotos. Caso algum autor queira que eu identifique/corrija seu nome na foto, basta deixar um comentário. Da mesma forma, caso algum autor deseje que eu retire a sua foto do blog, basta se manifestar que eu o farei. Obrigado pela compreensão.

3 comentários:

  1. Adoro este lugar, tenho várias fotos maravilhosas com minha familia..
    eiiiiiiiiiiii pessoal parem de fazer rabiscos nas pedras.

    ResponderExcluir
  2. Em Julho de 2011 estarei nesta cidade linda com o pessoal da universidade desenvolvendo vários trabalhos. Espero poder aproveitar um pouco dessas belezas.

    Júnior Damasceno - Traipu - AL

    ResponderExcluir