terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cachoeira do Santuário, Presidente Figueiredo

Foto: Diego Soares

Uma das mais belas cachoeiras de Presidente Figueiredo, a Cachoeira do Santuário é também aquela que talvez possua a melhor infraestrutura turística. Localizada no Km 12 da AM-240, ela faz parte da reserva ecológica de mesmo nome, e conta com chalés, piscinas e restaurante para atender hóspedes e não hóspedes. A entrada é de apenas oito reais por pessoa.

Para chegar à Cachoeira é necessário atravessar uma pequena trilha dentro da floresta por cerca de 10 minutos. O complexo é composto por três quedas d’água, com a maior atingindo cerca de 15 metros de altura. A forte correnteza, ao chocar-se contra as pedras, produz respingos de água que parecem reproduzir uma fina névoa, proporciando uma bela visão.

Apesar da força da água, pequenas piscinas se formam nas margens do rio, possibilitando um banho mais tranquilo. Já as formações rochosas que circundam todo o complexo impressionam pela grandeza, enquanto o solo é coberto em quase toda a sua totalidade por um denso emaranhado de raízes.

Um detalhe curioso é a pequena estátua de Santa Clara fixada no meio da primeira queda d'água. A Cachoeira foi batizada em homenagem a esta santa, que é a padroeira do local.

Resumindo...

Localização: Km 12 da rodovia AM-240 (Estrada de Balbina)

Como chegar: A entrada da reserva ecológica é bastante visível e sinalizada a partir da rodovia. De carro ou moto-táxi, chega-se facilmente.

- A entrada é permitida das 8h às 16h. Uma vez lá dentro, pode-se permanecer na cachoeira até às 17h.

- A entrada custa 8 reais por pessoa.

- O complexo possui chalés para hospedagem e restaurante.

- De vez em quando, há uma equipe de esportes de aventura que promove tirolesa no local.


Foto: Rômulo Rodrigues


Foto: Thalita Reis


Foto: Andrew Oliveira


Foto: Photographer's Direct


Foto: Amazonastur


Foto: Satya


Foto: Leonardo Freitas


Foto: Chris Korbulic


Foto: Hotel Maruaga



Foto: Tom Alves



Foto: Peterson



Foto: Leonardo Freitas


Foto: Pedais Pelo Mundo


Foto: Pedais Pelo Mundo


Foto: Satya


Foto: Autor desconhecido



Foto: Efraim Omar Revelo



Foto: Chico Batata



Foto: Fronteira Mao



Foto: Fronteira Mao



Fotos: Fronteira Mao


Fotos: Fronteira Mao


Foto: Thalita Figueiredo

Para mais informações, acesse Descobrindo o Amazonas: Presidente Figueiredo.

IMPORTANTE: A maioria das fotos foi tirada diretamente da internet. Elas tem o único propósito de divulgar as belezas do Amazonas e eu não possuo direito autoral algum sobre elas. No caso de fotos cujos nomes dos autores não aparecem, isso quer dizer que os mesmos não foram identificados nos sites de onde foram colhidas as fotos. Caso algum autor queira que eu identifique/corrija seu nome na foto, basta deixar um comentário. Da mesma forma, caso algum autor deseje que eu retire a sua foto do blog, basta se manifestar que eu o farei. Obrigado pela compreensão.

2 comentários:

  1. Olá, quero fazer um bate e volta no dia 26/12/2014, entre Manaus e Presidente Figueiredo, isso dá certo? Qual a recomendação de roteiro?
    att

    ResponderExcluir