sábado, 9 de abril de 2011

Praia do Açutuba, Iranduba

* Atualizado em 19/10/2015

Foto: Claudemir Andrade

Localização: Km 28 da rodovia AM-070 (Estrada Manoel Urbano)

Como chegar: Siga pela rodovia AM-070 e dobre à direita no Km 28, percorrendo um ramal asfaltado de 11 quilômetros. No final do ramal, você chega até a praia.

- A entrada na praia é gratuita. O local conta com alguns restaurantes simples que servem almoço aos fins de semana.

- No fim de semana, especialmente aos domingos, o números de visitantes costuma ser muito alto, o que traz dificuldades na hora de estacionar. Prefira chegar antes das 9h. 

- Infelizmente, os restaurantes na praia costumam colocar música em alto volume. Mas se você se afastar das barracas e não se importar em ficar sem mesas e cadeiras, a praia é suficientemente grande para "fugir" do som alto. Nesse caso é importante também levar um guarda-sol para se proteger, já que as poucas árvores que oferecem sombra ficam próximas aos restaurantes.

- Açutuba é uma das mais belas praias do Amazonas em termos de visual. Sua longa extensão de areia branca que conecta três pequenas ilhas impressiona pelo tamanho. No entanto, a praia não é a melhor quando se trata de tomar banho. Não que a água seja poluída, pelo contrário, mas nesta parte do Rio Negro a água costuma ficar cheia de cauxi, que são restos de espinhos de esponjas fluviais e, em excesso, podem causar coceira na pele e manchar as roupas. Para evitar a substância, prefira tomar banho no lado esquerdo da praia. 

- Em 2015 foi inaugurado o Arawak Praia, um restaurante com localização privilegiada e vista panorâmica de Açutuba. Para chegar até o restaurante, você deve entrar em um ramal pouco antes de chegar no estacionamento da praia. A entrada do ramal fica à direita e está indicada por placas. Após cerca de 2 km por uma estrada de terra, sempre se guiando pelas placas indicativas, você chega ao restaurante, localizado no topo de uma pequena colina e com um visual arrebatador do Rio Negro e da praia. Com certeza é a melhor opção para almoço em Açutuba.

- Após a refeição no Arawak, você pode seguir por uma pequena trilha que leva até a praia. Quando chegar na margem do rio, você deve pegar uma voadeira e atravessar até a península de areia branca (os barqueiros cobram cinco reais por pessoa). Para os que desejam se exercitar, é possível contornar toda a margem a pé para chegar ao outro lado.

- A praia aparece apenas entre os meses de setembro e fevereiro, durante o período de seca do rio.


Foto: Marcos Santos


Foto: Enrico Tempesti


Foto: Enrico Tempesti


Foto: Enrico Tempesti


Foto: André Maués


Foto: André Maués


Foto: André Maués


Foto: André Maués


Foto: André Maués


Foto: Nádia Pires


Foto: Moza Cardoso


Foto: André Maués


Foto: André Maués


Foto: André Maués


Foto: Arawak Jungle Hostel


Foto: Thomaz Decio Abdalla Siqueira


Foto: Arawak Jungle Hostel


Foto: Arawak Jungle Hostel

Para mais informações, acesse Descobrindo o Amazonas: Iranduba.

IMPORTANTE: Algumas fotos foram tiradas diretamente da internet. Elas tem o único propósito de divulgar as belezas do Amazonas e eu não possuo direito autoral algum sobre elas. No caso de fotos cujos nomes dos autores não aparecem, isso quer dizer que os mesmos não foram identificados nos sites de onde foram colhidas as fotos. Caso algum autor queira que eu identifique/corrija seu nome na foto, basta deixar um comentário. Da mesma forma, caso algum autor deseje que eu retire a sua foto do blog, basta se manifestar que eu o farei. Obrigado pela compreensão.

14 comentários:

  1. Fotos estão lindas !! Só mais uma pergunta o acesso a estas praias somente de carro? recomendas algum lugar bom para passar o dia e almoçar nesta região?
    orbigada

    ResponderExcluir
  2. Raquel, o acesso à praia pode ser feito tanto de carro como também de barco, atravessando o Rio Negro. Na própria praia há um restaurante bastante simples que serve almoço. Mas o ideal mesmo é passar o dia caminhando na areia e banhando-se nas águas do Rio Negro. Vale lembrar que a melhor época para visitar Açutuba é a partir de setembro, quando surge esta longa e bela península.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Como faço para chegar nela???qual o km etc???

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus! Meu Deus! Meu Deus!.... "divina natureza". Querem me matar de inveja. Morro de saudades do Amazonas. Ver as belezas dessas prais... viva o Brasil!!!!!!!!!!!! O Brasil todo é muito lindo por aqui pelo Rio de Janeiro, nosso litoral encanta... Buzzios, Cabo Frio, Angra dos Reis, Rio das Ostras... são muitas prais. abração, queridos manos e manas!

    ResponderExcluir
  5. sou do lago do limao tenho a praia do açutuba como monumento historico como simbolo natural e esplendor de toda regiao manoel urbano e comunidades dijacentes

    ResponderExcluir
  6. vocês poderiam me informar se é possivel realizar casamento neste local?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriele.

      Acredito que sim, mas desde que seja combinado com os permissionários da área.

      Uma outra opção é a Praia do Japonês, que fica bem próxima de Açutuba, e que também seria um cenário ideal para um casamento.

      Por ser uma propriedade privada, fica mais fácil reservar o local e organizar um evento. Mas obviamente os donos devem cobrar alguma taxa.

      Grande abraço!

      Excluir
  7. Agora em Junho você sabe me dizer se está cheia ou seca?

    ResponderExcluir
  8. pode levar comida ? pra fazer lá !!! tipo levar peixe pra assar la´?

    ResponderExcluir
  9. Oi, André! Acho que vale ressaltar que pode ter Cauxi na água durante o período de seca. (Fui nessa semana e tive que comprar sabonete no restaurante). Por isso, levem sabonete, para curtir essa praia linda e depois tomar um banho. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anna.

      Obrigado pela visita.

      Já tinha falado sobre o cauxi na descrição acima. Mas é sempre um bom lembrete. ;)


      Abraços!

      Excluir